Seguidores

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Apometria não é Espiritismo


No entanto, os contestadores da Apometria depreciam – na, sem possuírem os conhecimentos devidos , apesar de muitas das suas técnicas e conceitos , encontrarem- se embasados em diversas obras espíritas , como as obras de André Luiz e também em inúmeros clássicos da doutrina Espírita.


O que é espiritismo? Allan Kardec no opúsculo, “ O que é o Espiritismo” afirma : “ O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações. Podemos defini-lo assim: O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal”.

O que é Apometria? Segundo Dr. Lacerda , no sentido etimológico ,ou seja, segundo a origem da palavra e seu significado , a palavra Apometria consiste da contração das palavras Gregas “apo” que significa , “além de” com a palavra “ metria”, que significa “medida”, portanto “ além da medida “.
Além das medidas do que? Do nosso espaço e do nosso tempo, ou seja, no atendimento espiritual pelas técnicas da Apometria poderemos ultrapassar os limites do nosso espaço-tempo. 

Também num sentido restrito, pela primeira lei da Apometria, é também uma técnica de desdobramento dos corpos sutis. Mas a definição mais ampla , segundo o nosso confrade, João Pedro ,da Casa do Jardim ( Associação onde Dr. Jose Lacerda desenvolveu a Apometria) pode ser definida da seguinte forma: “ Apometria é um método de trabalho, medianímico, que visa a terapêutica espiritual, energética e desobsessiva através de uma prática mental fundamentada na Doutrina dos Espíritos e sistematizada em treze leis” .

Pelas definições de seus criadores entendemos a relação  e as diferença entre o Espiritismo e a Apometria  pois, a segunda tem toda as suas bases na doutrina dos espíritos , utilizando o magnetismo de uma forma mais prática e efetiva, consegue os resultados já observado pelos pioneiros do espiritismo, como Léon Denis regista , no “ Livro No Invisível” , onde afirma que pelo magnetismo , por uma vontade enérgica e persistente, nos desprendemos do pesadume carnal, nos emancipando das leis do tempo e do espaço.

Da mesma maneira que utilizamos métodos e técnicas desobsessivas nas reuniões mediúnicas mais clássicas , como também nos atendimentos através dos passes, com movimentos que vai desde imposições de mãos , a movimentos das mais variáveis possíveis, segundo o método e as técnicas utilizadas. 

Assim também Dr. Lacerda desenvolveu algumas técnicas hoje amplamente divulgadas através de seus livros.

Da mesma forma que os passes são utilizados  por qualquer seita ou religião, desde os Reformistas até os Umbandistas , da mesma forma , as técnicas Apometricas são utilizadas por muitas pessoas , sem compromissos com o seu descobridor e Espiritismo.

Quando os neófitos Espiritas começam buscar o conhecimento doutrinário , se deparam com livros e associações de conteúdos e procedimentos duvidosos, assim também ocorre com a Apometria,  a qual não tem escapado da má fé , do interesse pessoal para obter lucros e prestígios, deturbando o trabalho de amor realizado pelo descobridor, o qual como Espirita seguia o preceito evangélico do “ dai de graça o que de graça recebeste”.

O falso profeta popula a doutrina espírita, escrevendo livros, fazendo “curas”, auto promoções com ideias exóticas , outros atribuindo mensagens a espíritos de nomes veneráveis  mas sem conteúdo. Assim também a Apometria, não ficou de fora deste contesto , onde a imaginação não tem limites para os aproveitadores sem compromisso com a verdade.

Vejamos como alguns espíritos veem a figura do Dr. Lacerda , tão desrespeitada por alguns, que chegaram até mesmo gozar do privilegio de sua hospedagem : Diz Maria Modesto Cravo, pelo médium Wanderley de Oliveira, “Entre vocês encanados, Dr. Lacerda é conhecido apenas como o homem das técnicas; entre nós, ele é conhecido pelo grande amor que tem pelos seus semelhantes”.

Dr Pedro Francisco.

amefraternidade@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por me visitar,deixe um comentário.
Um beijo