“Nunca pense que uma pequena ação feita ao seu próximo não é valiosa. Não é o quanto nós fazemos que agrada a Deus, mas o quanto de amor colocamos no que fazemos.” Madre Tereza de Calcutá
Seguidores
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Tensão Emocional
Insegurança, conflito íntimo, frustração, tristeza, desânimo, cólera, inconformidade e apreensão, com outros estados negativos da alma, espancam sutilmente o corpo físico, abrindo campo a moléstias de etiologia obscura, à força de se repetirem constantemente, dilapidando o cosmo orgânico.
Se consegues aceitar a existência de Deus e a prática salutar dessa ou daquela religião em que mais te reconfortes, preserva-se contra semelhante desequilíbrio.
Emmanuel
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Imunização Espiritual
Se te decides, efetivamente, a imunizar o coração contra as influências do mal, é necessário te convenças:
que todo minuto é chamamento de Deus à nossa melhoria e renovação;
que toda pessoa se reveste de importância particular em nosso caminho;
que o melhor processo de receber auxílio é auxiliar em favor de alguém;
que a paciência é o principal ingrediente na solução de qualquer problema;
que sem amor não há base firme nas construções espirituais;
que o tempo gasto em queixa é furtado ao trabalho;
que desprezar a simpatia dos outros, em nossa tarefa, é o mesmo que pretender semear um campo sem cogitar de lavrá-lo;
que não existem pessoas perversas e sim criaturas doentes a nos requisitarem amparo e compaixão;
que o ressentimento é sempre foco de enfermidade e desequilíbrio;
que ninguém sabe sem aprender e ninguém aprende sem estudar;
e que em suma, não basta pedir aos céus, através da oração, para que baixem à Terra, mas também cooperar, através do serviço ao próximo, para que a Terra se eleve igualmente para os Céus.
Psicografia de Chico Xavier
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Perda de entes queridos
"Não, o coração que amou de fato jamais esquece. Mas continua amando até o fim; como o girassol volta para o seu Deus, quando ele lhe põe o mesmo olhar que lhe dirigiu quando ele nasceu ", Thomas Moore
"A saudade fará com que suas lágrimas caiam para sempre, diminuindo com o tempo, mas estarão sempre em sua face. Mas, creia, o dia do reencontro chegará. Aguarde com confiança e sem qualquer precipitação. Não chantageie a vida se entregando à autodestruição, isto só o levará a se afastar mais e mais das vibrações de refazimento e reequilíbrio.
Não retenha quem se foi além do necessário para que tenha boas recordações. Desfaça-se dos excessos de correntes que podem aprisionar o seu amor ao seu lado. A vida dele prosseguirá em outras paragens, não mais na que você se encontra. Não o chame para ajudá-lo diante das suas dificuldades de vida. Elas são suas.
Deus não é cruel. Jamais o faria reencontrar ou encontrar um amor para depois o lançar fora de sua vida, eternamente. Seu sofrimento não é o maior do mundo, portanto não agrida a quem quer que seja com a justificativa de que o seu coração está de luto.
Alguém partiu, não faça com que os outros partam também, afastando-se de sua companhia. Ore, pedindo pela paz de quem se foi, lembrando-se que ele também sofre a saudade da separação. Mas em suas preces nunca se esqueça de dizer: "Vá adiante amor, aqui ficaremos bem e, quando Deus assim quiser, nós nos veremos..."
Local: "Centro Espírita Cavaleiros da Luz" - Salvador (BA)
Médium : José Medrado (do livro "Construção Interior", Ed. Mundo Maior)
domingo, 25 de setembro de 2011
Amor e Amparo
Diante do berço da provação, abracemos os companheiros complexos que nos batem às portas da alma, solicitando apoio e compreensão.
Esses irmãos que ressurgem, mostrando empeços e dificuldades na vida orgânica, não são candidatos à eutanásia, nem rebentos da árvore humana, que devem ser erradicados da estrutura doméstica.
São amigos que te pedem amparo e tratamento adequado na farmácia do tempo e que contraem contigo abençoadas dívidas de amor que, futuramente, saberão resgatar.
Francisco Cândido Xavier pelo espírito Emmanuel
O que mais sofremos no mundo.
Não é a dificuldade. É o desânimo em superá-la.
Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento.
Não é a doença. É o pavor de recebê-la.
Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar.
Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros.
Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo.
Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros.
Não é a injúria. É o orgulho ferido.
Não é a tentação. É a volúpia de experimentar - lhes os alvitres.
Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências.
Como é fácil de perceber, na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de aflição que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós.
Xavier, Francisco Cândido.
Ditado pelo Espírito Albino Teixeira.
Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento.
Não é a doença. É o pavor de recebê-la.
Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar.
Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros.
Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo.
Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros.
Não é a injúria. É o orgulho ferido.
Não é a tentação. É a volúpia de experimentar - lhes os alvitres.
Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências.
Como é fácil de perceber, na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de aflição que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós.
Xavier, Francisco Cândido.
Ditado pelo Espírito Albino Teixeira.
sábado, 24 de setembro de 2011
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Questões de mudança
"Não podes modificar o mundo, na medida dos próprios anseios, mas podes mudar a ti próprio.
Ninguém está impedido de transformar essa ou aquela idéia na própria cabeça...
Assim como a semente traça a forma e o destino da árvore, os teus próprios desejos é que te configuram a vida."
(Livro "Reflexões para a vida...")
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Por que assim?
"Nunca é demais reafirmar que trazemos individualmente a soma de todas as realizações que já efetuamos nas múltiplas existências com que fomos favorecidos, no transcurso do tempo.
Criadores do próprio destino, temos em nós o que fazemos de nós."
Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel
(Texto extraído do livro "Companheiro - Reflexões para a vida...")
Criadores do próprio destino, temos em nós o que fazemos de nós."
Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel
(Texto extraído do livro "Companheiro - Reflexões para a vida...")
domingo, 18 de setembro de 2011
Animais
O cão possui faculdades apreciáveis, sentimentos afetivos, nobres, predominando o da fidelidade que, infelizmente, é o menos desenvolvido nos seres humanos primitivos ou pouco evoluídos. Ser fiel ao nosso próximo, é possuir uma das mais excelsas virtudes, a que faltou até em alguns dos discípulos do Mestre dos mestres - Jesus! Ter lealdade é ser amigo dedicado a outro ente, incapaz de o ludibriar; é ser infenso à traição - um dos mais condenáveis delitos morais.
Jamais um cão trai o seu senhor; antes, é capaz de se arrojar sobre um malfeitor e imolar a vida para defendê-lo! No entanto, o homem, o racional consciente, muitas vezes é infiel à consorte, aos amigos, aos próprios irmãos e pais que lhe insuflaram a vida, educaram e alimentaram, que por ele se sacrificaram com heroicidade ignorada e inexcedível. Revela-nos o cão notáveis virtudes: lealdade, submissão, denodo na defesa do amo, abnegação no cumprimento de seus humildes misteres, no sacrifício da vida em prol da do que o criou e alimentou. Não patenteia servilismo, e sim reconhecimento e fidelidade que não se podem confundir com aquele: um é treva, outro luz. Na maioria dos cães existem faculdades anímicas dignas de reparo, sobressaindo a da vidência e a da percepção sensitiva. O cão enxerga nas trevas, nos abismos da Terra e das almas, e, quase sempre, em vez de fixar a vista para devassar o ser humano, utiliza o olfato, que pressente as irradiações de quem se lhe aproxima, percebendo se são maléficas ou benéficas, as de um amigo ou adversário, pois, para ele, há como que o suave aroma de uma rosa ou a exalação nauseante do perverso que concebe espantosos delitos!
O olfato para ele é, assim, uma segunda visão, uma percepção psíquica de grande potência, um verdadeiro portento com o qual foi dotado pela Natureza. A sagacidade do cão é às vezes superior à do homem. Eis a triste conclusão a que chegamos: ultrapassa a dos mais famosos dos investigadores racionais. Essa emanação psíquica, pressentida pelo cão, constitui a chamada intuição que atua também à distância, nos vegetais e em todos os seres, afetando-os, causando-lhes, em numerosos casos, o aniquilamento da vida orgânica, fenômeno esse constatado há muitos séculos, pelos romanos, que lhe deram o nome de jetatura.*
(Espírito de Victor Hugo - Médium: Zilda Gama - Obra: Almas Crucificadas).
Nota do compilador:(*) = Jetatura = mau-olhado, azar, má sorte. Bruxaria
Sabedoria e Fé
"O homem sabedor sem fé, é como uma lâmpada rica sem azeite. Tem aparato, mas não alumia. Engana; e porque engana é mau, e porque é mau é inútil. De que serve o saber quando não conduz a um fim bom e útil? É como os ricos frutos dos híbridos: - não se reproduzem por sementeira."
(Espírito de Eça de Queiroz - Obra: Do País da Luz - Médium: Fernando Lacerda)
Efetivamente
Vigiar não é desconfiar. É acender a própria luz, ajudando os que se encontram nas sombras.
Defender não é gritar, é prestar mais intenso serviço às cousas e às pessoas. Ajudar não é impor, é amparar, substancialmente, sem pruridos de personalismo, para que o beneficiado cresça, se ilumine e seja feliz por si mesmo. Ensinar não é ferir, é orientar o próximo amorosamente para o reino da compreensão e da paz. Renovar não é destruir, é respeitar os fundamentos, restaurando as obras para o bem geral. Esclarecer não é discutir, é auxiliar, através do espírito de serviço a boa vontade, o entendimento daquele que ignora. Amar não é desejar, é compreender sempre, dar de si mesmo, renunciar aos próprios caprichos e sacrificar-se para que a luz divina do verdadeiro amor resplandeça.
André Luiz
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
terça-feira, 13 de setembro de 2011
Palavras são gotas d'agua
Tão pequeninas, as gotas d'água reunidas, formam os mares, os rios e as fontes que sustentam a vida na terra. Sem elas, o nosso mundo seria apenas um imenso deserto. Assim são as palavras! Isoladas, são desenhos diminutos, sem expressão. Entretanto, reunidas pela inteligência humana, formam os livros e os documentos que ilustram os povos, sem elas não teríamos a História da Humanidade.
sábado, 10 de setembro de 2011
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Desapego
Os homens acolhem as ilusões em seus corações e depois choram, desconsolados com as consequências desastrosas de suas ações fantasiosas.
Há certas pessoas que nem mesmo sabem fazer algo direito.
Suas ações são tão equivocadas que mais parecem simulacros de ação.
São fantasmas de si mesmas.
São fatiadas o tempo inteiro pelo próprio ego, que as aprisiona às ilusões sensoriais e as arremete de encontro ao reino fantástico de Maya*.
Os homens transitam pela existência cheios de sonhos e quimeras distantes, deixando, com isso, de perceber a clara realidade da vida, que os chama a todo instante para o justo aprendizado.
Passam várias vidas assim, permeados pela ilusão do sentir e com as inexoráveis repercussões cármicas**, açoitando-lhes os caminhos.
Buscam a fantasia, mas acabam encontrando a dor.
Consomem o tempo com futilidades e acabam perdendo o tempo certo de viver e aprender. São escravos das sensações, sendo facilmente condicionados pelo ambiente cultural em que foram inseridos.
São apegados a pessoas, objetos e situações, esquecendo-se de que tudo é transitório e que a morte um dia vai arrebatar-lhes tudo, exceto o próprio nível de consciência, arrastando-os para planos espirituais que não admitem nenhum apego aos condicionamentos ilusórios.
- Os Iniciados*** -
(Recebido espiritualmente por Wagner Borges - Texto extraído do livro "Viagem Espiritual - Vol. 3" - Editora Universalista.)
- Notas:
* Maya - do sânscrito - ilusão; tudo aquilo que é mutável, que está sujeito à transformação por diferenciação.
Humildade, Amor e Fé
"Ninguém anda tão seguro como aquele que anda humilde e inofensivamente com muito amor e muita fé. Pois tal pessoa consegue tocar o lado positivo das outras ( e todos têm um lado positivo ) e , por isso , não pode ser atingida pelo mal . Isso funciona entre os indivíduos e entre os grupos , e funcionaria também entre as nações se elas tivessem a coragem de tentar .
Peregrina da Paz
Peregrina da Paz
Assinar:
Postagens (Atom)